quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Em 1954 já haviam hackers... de televisor!

Revista ensinava a alterar televisor para criar controle remoto com fio que “calava” as propagadas.
Aylons Hazzud

Se você acha que hacker é uma coisa da era digital, uma edição de 1954 da Mechanix Illustrated vai mudar seus conceitos. Na edição de maio da revista há um guia que ensina como abrir a TV e adaptar um conveniente botão de mudo, que poderia ficar ao lado da cadeira do ouvinte afim de “cortar os comerciais que estragam o prazer da televisão”.

Numa época em que não havia nem controles remotos sem fio, o hack já sinalizava o desejo de pular as propagandas. O nome da gambiarra, aliás, é bem sugestivo; SHADDAP, que se pronuncia como “shut up” (cale a boca). Quem não quis hackear suaa TV precisou esperar até 1956 pela primeira opção comercial, os controles Zenith. Antes disso, os controles remotos só desligavam a TV ou, no máximo, trocavam os canais, e nenhum era sem fio. Ou seja, nada de “calar a boca” da publicidade.

Os hackers dos anos 50 que queriam alterar seu televisor precisavam de familiaridade com o ferro de solda e alguma coragem para abrir o aparelho, cujas válvulas alcançavam tensões altíssimas. Mas com os devidos cuidados e seguindo as instruções da revista, alterava-se o alto-falante e construía-se a primeira versão do botão que no mundo politicamente correto de hoje chamamos de “mudo”.

Um fac-símile da revista com todas as instruções pode ser visto no blog da Modern Mechanix (http://goo.gl/kVd8). A julgar pelas queixas contra DVRse até contra o controle remoto na época do seu lançamento, é bem capaz que estes hackers fossem apontados como os piratas da época.

Fonte: tecnologia
20/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário