Com uma interface simples, o aplicativo de navegação por GPS é o mais novo aplicativo lançado pelo Google no Brasil. O aplicativo se baseia no Google Maps e pode ser utilizado como um aparelho de GPS. Assim, o usuário pode traçar rotas e ser direcionado por uma voz e setas no mapa conforme percorre o caminho. O usuário também pode usar a voz para buscar um local assim como no aplicativo “Pesquisa por voz”, também lançado hoje no Brasil.
Como o aplicativo funciona conectado à internet por meio de EDGE ou 3G, oferece mais recursos que os GPSs comuns. Assim que o usuário traça a rota, ele mostra como está o trânsito nas diferentes partes do caminho que o usuário percorrerá. Quando um trecho aparece em vermelho, por exemplo, significa que o trânsito está carregado naquela região. Para verde, o trânsito está livre.
Com base nessas informações, o aplicativo também mostra quanto tempo o usuário levará de um ponto a outro. Este valor é atualizado em tempo real, caso as condições do trânsito mudem. O aplicativo também permite que o motorista visualize o mapa de acordo com o Google Street View, caso tenha dúvidas sobre a rua onde precisa entrar ou não saiba exatamente onde o local fica.
Segundo o Google, para navegar por 20 km em uma rota qualquer, inclusive utilizando a navegação por meio do Street View, o usuário consome cerca de 200 kilobytes de seu plano de dados da operadora. No futuro, segundo Barra, o aplicativo também permitirá carregar rotas por meio de uma rede Wi-Fi antes de sair de casa, para não consumir dados durante o trajeto.
Camadas de informações
O aplicativo de navegação por GPS do Google também permite adicionar camadas de informações sobre o mapa, como pontos de interesse. Caso o usuário adicione a camada de postos de gasolina, por exemplo, o aplicativo mostra apenas os postos localizados próximos da rota que o usuário está seguindo. “Ao mesmo tempo em que o aplicativo só baixa os dados necessários, também evita que o usuário desvie demais de sua rota”, diz Hugo Barra, diretor de produtos para dispositivos móveis do Google.
Somente celulares com sistema operacional Android 1.6 ou mais recente podem utilizar o aplicativo. Ele já está disponível a partir de hoje por meio do Android Market. Segundo o Google, é possível que, no futuro, o recurso de navegação por GPS seja incluído no aplicativo do Google Maps para iPhone. Contudo, segundo Barra, a Apple ainda não demonstrou interesse em disponibilizar o recurso.
FONTE: IG
28/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário