Tente dormir com um observador desses...
O mais novo robô humanóide japonês foi apresentado pela empresa Kokoro e está sendo utilizado em hospitais, testando a reação e interação dos pacientes.
O Actroid-F é assustadoramente parecido com um ser humano, no caso, com uma mulher japonesa na casa dos 20 anos. Tem 1,40 m sentado e pesa cerca de 30 kg. A Kokoro, em parceria com pesquisadores da Universidade de Tóquio já havia apresentado a Geminod-F no início deste ano (tiny.cc/4uyko).
Um vídeo disponível no YouTube (tiny.cc/67mfy) mostra como o Actroid-F repete com bastante eficiência e precisão os movimentos do operador. O robô foi colocado em hospitais para estimar as reações de pacientes à sua presença.
De acordo com o site Crunch Gear, o Actroid-F foi considerado pelo Guinness como o “primeiro verdadeiro andróide”. Nesse caso, uma ginóide, já que o robô foi modelado a partir de um corpo feminino.
Vale lembrar outros robôs humanoides japoneses, como a HRP-4C (tiny.cc/1762m), apresentada há algumas semanas por engenheiros japoneses, e que pode cantar imitando artistas e sintetizando a própria voz.
Mesmo com toda a precisão dos movimentos, o Actroid-F é um pouco assustador, mas o site Plasticpals tranquilaza a todos, lembrando que as pernas do robô não funcionam e os pacientes podem fugir correndo. Pelo menos aqueles que podem levantar da cama.
FONTE: TECNOLOGIA
28/10/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário