A Anatel realizou nesta quinta (27), reuniões com as prestadoras de TV por Assinatura - Sky, Net/ClaroTV, Oi e GVT- para tratar sobre a qualidade do serviço. As prestadoras deverão elaborar e apresentar para a agência reguladora, em até 30 dias, um plano de ação e investimento no setor. O órgão quer a diminuição do número de reclamações e a melhoria da qualidade do serviço no País.
De acordo com o superintendente de Comunicação de Massa, Marconi Maya, a medida foi motiva pelo aumento das reclamações referentes ao serviço junto a Anatel nos últimos meses. "Houve um crescimento vertiginoso do número de reclamações, cerca de três vezes maior que o da base de assinantes", disse.
Entre os principais motivos reclamados estão cobrança, cancelamento, reparo, instalação e atendimento. O número de reclamações dos assinantes do serviço no Brasil dobrou no período de um ano. A quantidade de queixas registradas na agência subiu de 7 329, em julho de 2011, para 14 851 em julho de 2012 - aumento de 102,63%.
Em agosto, o serviço contava com uma base de 15,12 milhões de assinantes, dos quais são 8,05 milhões da Net/Claro TV; 4,68 milhões da Sky; 566 mil da Oi e 308 mil da GVT.
Em agosto, as operadoras de TV por assinatura conquistaram 319,5 mil novos assinantes, aumento de 2,16% em comparação a julho. Agora o serviço está presente em mais de 15,1 milhões de lares brasileiros, segundo balanço divulgado pela Anatel.
O crescimento do setor representa uma evolução de 30% em comparação com agosto de 2011. Em um ano foram registradas quase 3,5 milhões de novas assinaturas.
Ao levar em conta o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE, os serviços de TV por assinatura chegam a cerca de 50 milhões de brasileiros.
A participação dos serviços prestados via satélite (DTH) atingiu 59% da base; o cabo alcançou 39,8%. Em agosto de 2011, os serviços DTH representavam 52% do mercado nacional e os serviços prestados via cabo tinham 45,7% de market share.
Nenhum comentário:
Postar um comentário